O cantor e performance inglês Robert Palmer ficou conhecido por uma única música: “Addicted to Love”, lançado em 1985, o single ficou no topo das paradas norte-americanas e fez muito sucesso devido a um videoclipe inovador e bem ousado repleto de referencias à obra de Patrick Nagel (1945-1984).
O vídeo, altamente popular, caracteriza as modelos da alta moda quase idênticas, empunhando instrumentos musicais como se fossem integrantes de uma banda de rock, tendo como front-man o cantor. Além dos salários dos modelos, não havia nada muito caro no vídeo, sem efeitos especiais ou clichês que parecem ser usado com muita freqüência nos dias de hoje, ou mesmo, ocasionalmente, naqueles dias. Foi apenas uma ideia muito simples e um tanto engenhosa e hilariante ao mesmo tempo, para não mencionar ultra sexy e muito elegante. A idéia foi tão boa que foi parodiada infinitas vezes e ainda recebeu uma homenagem mais que merecida por Shania Twain no video de “Man, I feel like a woman”.
Para a época, o impacto de “Addicted to love” foi impressionante. Mulheres bonitas, clipe pop ousado, referência a obra do artista plastico Patrick Nagel (famoso pela capa do disco Rio do Duran Duran) e um cantor corajoso suficiente e possuidor de uma voz poderosa e cheia de energia. O som da canção que vem de guitarras pesadas e distorcidas é extremamente poderoso e dinâmico, marcou época e é até hoje uma das canções mais emblemáticas da década de 80. As garotas do video causaram uma grande celeuma e são referência de ousadia em uma década em que o feminismo crescia absurdamente.
Palmer também emplacou outros sucessos como “Simply Irresistible” (cujo vídeo era inspirado em “Addicted To Love”) e “Some Like It Hot”. Porém “Addicted to Love” foi o divisor de águas em sua carreira. Ele mostrou ao mundo dos videoclipes a sensualidade das mulheres da mesma forma como Patrick Nagel havia feito em seus desenhos de ótima qualidade e de impressionante bom gosto, e assim como Nagel, Palmer foi um artista vanguardista, original e criativo. Hoje ele é lembrado como sinônimo de boa música e bom gosto e mesmo sendo considerado um one hit-wonderdeixou sua marca na constelação do rock. Robert faleceu no ano de 2003 aos 54 anos vítima de um ataque cardíaco fulminante. já o diretor do videoclipe, Terence Donovan, se suicidou em seu estúdio, após anos de depressão no ano de 1996.
Shania Twain homenageou o cantor com um de seus hits de maior sucesso:"Man! I Feel Like a Woman!"que foi o sétimo single lançado pela cantora Shania Twain do álbum Come on Over. Lançado nas radios dos Estados Unidos no inicio de 1999, do qual se tornou um grande sucesso atingindo o Top 1 da Billboard 200
, permanecendo no Top 10 durante duas semanas. A musica expressa a
força feminina e se tornou um dos maiores sucessos de Shania, vencendo o
Grammy de Melhor Performance Vocal Country Feminina em 2000. Foi a canção de abertura de ambas as Turnês mundiais de Twain Come On Over Tour e Shania Twain- Up! Tour e foi certificada pela RIAA como single de Ouro em 2006 com mais 500.000 downloads digitais."Man! I Feel Like a Woman!" foi escrita por Robert John "Mutt" Lange (produzida pelo mesmo) e Shania Twain, foi utilizada em 2004 no comercial de TV do novo modelo do carro Chevy Colorado da Chevrolet em que um grupo de homens estão viajando em um dos veículos, e um deles começa a cantar junto com muito entusiasmo com a gravação de Twain (a partir da narrativa do sexo feminino), para o desconforto de seus amigos.
A música também foi realizada pela vencedora do American Idol Carrie Underwood durante a quarta temporada , e por Britney Spears em Crossroads. E também foi incluida na trilha sonora da novela brasileira Laços de Familia em 2000.
O videoclipe de "Man! I Feel Like a Woman!" foi filmado em Nova York e dirigido por Paul Boyd . Foi filmado em 11 de janeiro e estreou em 03 de março de 1999, e ganhou o MuchMoreMusic Vídeo do Ano no MuchMusic Video Awards em 2000. A versão original do vídeo está disponível no DVD de Shania Twain The Platinum Collection.
Confira o video de Robert Palmer:
Pra matar a saudade, confira o video da Shania Twain:
1 comentários:
Já agora,sabiam que Man I feel Like a Woman não é um hino feminista, mas sim um apoio à homossexualidade, é verdade Shania revelou com quando escreveu a música foi com esse intuito, e se virmos bem a letra bate mesmo certo, Shania está sempre a surpreender, ela também enquanto era jovem actuou em montes de bares gay.
Postar um comentário